Alguns Comentários III


Eu me sinto assim muitas vezes e tenho o livro ha quase 5 anos... O pessoal daqui ja morreu de rir de mim porque não me achava merecedora dele...:))) (Do livro) Porque será que ele está nas nossas mãos??? Se fosse fácil, com certeza vc não estaria no caminho do corrigir. Fico preocupada quando acho o exercício fácil, porque com certeza meu eguinho achou um jeito de camufla-lo. Não desista, vá lendo, vá lendo, tentando os exercícios, repetindo... vc vai ver que as coisas vão mudando... Hoje, com o exercicio do meu pensamento sobre... não significa coisa alguma, deixei de brigar com o marido...:))) Não é um ganho? Vc começa a ver que se aborrece com o que não existe... que nada é realmente como imaginamos e criamos.. e vai sentindo uma paz.... E é muito bom, mesmo que por instantes, sentir que não se precisa sofrer....
Um beijo, muita LUZ
Maria

Irmãos

As palavras expressam significados.
As vezes a mesma palavra pode assumir diferentes significados.
Em nosso curso, a palavra 'Expiação', significa 'desfazer'.
Todo o livro é um tratado para aprendermos a desfazer.
Citado como 'plano da expiação.'
Haveria outra maneira de viver o presente inteira e intensamente estando preso ao passado?
Assim, quando encontro uma pessoa com quem tive muitos conflitos o que lembro?
O que vejo nesta pessoa?

Não´é acaso seu passado?
Não é então também o meu próprio passado?
Deveria ver esta pessoa como novinha em folha.
Como se nada houvesse antes, nem depois.
Apenas o momento do encontro.
Como o prazer que afirmamos sentir ao sermos apresentados pela primeira vez.
Sem passado, sem futuro, só o presente.
Um perfeito encontro Santo.
A expiação então está acontecendo, porque estamos espiando para o passado da pessoa, e vendo nisto também o nosso.
Se o passado passou, e esta perdido na distancia, então de as perdas.
Isto é 'Perdoar'.
Perdoar é dar as perdas.
Pedir ao outro suas perdas, e dar as nossas.
Dar o perdão.
Agora que as perdas foram dadas só falta dar o aperto de mãos.
Apertar as mãos exige um movimento na direção do outro.
É o movimento de deixar as mãos irem.
Ou seja: "Ir mãos".
O aperto de mãos desde a infância tem o poder mágico de desfazer mágoas, e evitar ressentimentos.
Faz com que crianças briguentas voltem a brincar juntas esquecidas do passado.
Traz no gesto a Marca Universal de Deus.
A reunião de irmãos.
Crianças de Deus.
Perdões
e
ir mãos.
Bênçãos de luz
E Milagres.
Jorge

SEGUE OS COMENTARIOS DO 5.0 EXERCÍCIO - ESPERO QUE GOSTEM!!!!

A sensação de DOR ela passa pelo pensamento e não se limita ao corpo físico!
É interessante que "transtorno" passa a ter vários significados como:

- dor

- medo

- preocupação

- depressão

- ansiedade

- raiva

- ciúmes

- aflição

Mostrando assim, como as nossas emoções são percebidas APARENTEMENTE de formas diferentes e de fontes diferentes.... mas todas levando ao mesmo resultado "PERTUBAÇÃO" no pensar – falar – sentir – agir...

E a proposta do exercício do dia de hoje é nos mostrar que justamente este mar de emoções NÃO SÃO VERDADEIROS.... porque só fazem parte do seu modo de "ver" as coisas, as situações, as relações interpessoais.... que se colocadas para outra pessoa PROVAVELMENTE TERÁ OUTRA FORMA DE INTERPRETA-LOS... por isso é RELATIVO.... e se é relativo NÃO É REAL!!!!!

CONCLUINDO: A BUSCA DA PAZ PROFUNDA EXIGE DISCIPLINA observando as perturbações que nos possam chegar a mente MAS QUE PODEM SER NEUTRALIZADAS..... (verá como isto é possível à medida que o curso proceguir...)
"UM SALTO MARAVILHOSO 2006"
ENEIDE


Eu nunca estou transtornado pela razão que imagino.

Porque ? - Porque o sistema de pensamento do ego nos faz pensar que todos os aborrecimentos

advém de situações externas, ou de pessoas... mas na verdade somos nós que criamos a nossa

realidade. Ora se o ego é quem domina os nossos pensamentos é ele que nos leva a sentir raiva, depressão, preocupação, medo...

Por isso a necessidade de fazer os exercícios TODOS OS DIAS, para corrigir estes erros...
Que bom !
Milagres a todos vocês!
Deise


Exercício 4......

Muito dificil pra mim. Mas por isso mesmo mandam que não façamos mais que um minuto por vez.. e tenho tantos pensamentos que as vezes extrapolo... e chego ao nada....Como se virasse nada.... dificil colocar o que estou sentindo mas conto com as msg pra entender melhor o que está acontecendo. Da primeira vez que fiz este exercicio nao me senti tao vazia como agora,,,,,
Beijos
Maria

Será que a resposta para a ausencia de significado de objetos e pensamentos não estaria apenas apontando para a perspectiva correta?
Sob o prisma do Espirito Santo tudo o que eu posso ver, sentir pensar é irrelevante por não expressar a Verdade e o Ser tal como Deus o criou.
Do ponto de vista do ego o insenso, a mão, o odor, um pensamento etc tem o valor relativo que o proprio ego empresta. Ex. se eu gosto de insenso de rosas meu ego se sentirá gratificado quando sentir tal perfume; se não gosto o ego rejeitará a experiencia.
Mais adiante vamos ver outros dois exercícios q podem completar a ideia: "meus pensamentos são imagens que eu fiz" e "eu só vejo o passado".

Compra, venda, lucro, prejuizo são ocorrencias concretas apenas do ponto de vista do ego. São parte da experiencia de estar num corpo, mas não somos o corpo nem as experiencias... ( "nada irreal existe")

O ego é o grande questionador. Com que objetivo o ego questiona? colocar-nos no julgamento, na culpa ( ou medo) e validar a si mesmo, mantendo a dicotomia ataque-defesa que nos mantém na mente egoica.

Lendo esta manhã um trecho do cap. 30 - regras para decisão - encontro o seguinte: "...não es capaz de tomar decisões por ti mesmo. A única questão realmente é com que ajuda escolhes toma-las. ... Pois elas são tomadas com ídolos ou com Deus. e aquele que escolheres unir-se-a a ti e te dirá o que fazer"
Graças!
Milagres a todos
Malu

Estou com uma sensação diferente hoje quando faço este exercicio pela segunda vez... é o de flutuar a mente.. não sei se vão entender.. é um nada mesmo.. uma vontade de parar de olhar pra tudo e somente olhar pra dentro nada faz sentido.. não compreendo nada do que vejo mesmo
abraços
Maria

As palavras negativas.
É que a cada afirmação tem uma negação correspondente.
Assim: está bom, implica em que poderia não estar, estando ruim.
Por esta razão compreendi que hoje tanto faz se as palavras são afirmativas ou negativas.
Aprende-se isto também em neuro lingüística.

Se você esta bem o exercício não poderá lhe causar transtornos.
Mas se bvemos transtornos em qualquer coisa, o exercícios ode ser um 'dar-se conta'.
Então para todas as situações que vemos transtornos, este exercícios será um remédio para dar-nos conta de que o transtorno não é o onde estamos projetando.
Mas na maneira equivocada como percebemos o mundo sem significado.
Ficamos transtornados porque a respeito do mundo sem significado não há nada a fazer.
É o que é.
'Uma rosa é uma rosa, não há nada a fazer'.
Como somos filhos perfeitos de Deus, algo sem significado pode nos transtornar.
Tentamos então dar significado ao que não tem.
Assim, sugere o exercícios que se lhe causar algum mal estar diminua o tempo.
apenas isto.
Se quiser continuar conosco estaremos juntos nisto para o que precisar.
Se escolher parar os exercícios temporariamente estaremos igualmente juntos para o que precisar.
Muitas pessoas na lista estão fazendo os exercícios pela primeira vez, outros já os fizeram muitas vezes.
Outros escolheram não fazer os exercícios.
Simultaneamente aos exercícios estamos compartilhando também a compre~ensão dos textos.
Embora neste momento esteja mais forte o compartilhar dos exercícios.
Bênçãos
de Luz
Jorge

COMENTÁRIOS DE ENEIDE DO EXERCÍCIO 9

A reprogramação mental – que é desfazer as falsas idéias – é parte de um primeiro momento de ACEITAR INTELECTUALMENTE E DEPOIS COMPREENDER.

Esta é a fase em que nos encontramos... somente aceitar a idéia proposta no exercício de hoje sem a intenção de compreende-la.

O livro "Cursos em Milagres" ressalta que os exercícios SÃO PRATICOS e que "NÃO PRECISAS PRATICAR AQUILO QUE COMPREENDES".

Tendo isto em mente ficará mais fácil fazer os exercícios propostos no livro, porque é um PROCESSO LENTO E GRADATIVO até chegarmos finalmente a compreensão e o domínio de nossos pensamentos... Então tenha calma, paciência e persistência...

Na minha opinião, quando dizemos EU NÃO VEJO AQUELE OBJETO, AQUELA EMOÇÃO OU AQUELA PESSOA TAL COMO É AGORA é porque tudo que "vemos" temos a tendência de atribuir um juízo de valor que está baseado em experiências passadas...

Mas estudamos nos exercícios anteriores que o PASSADO NÃO EXISTE, QUE É ILUSÃO e o que temos é só o presente... o agora....

Então, o que vejo hoje pode ser modificado.... em qualquer coisa, emoção ou pessoa... assim se justifica a frase de hoje: "Eu não vejo nada tal como é agora."

CONCLUSÃO: Cabe a cada um de nós HOJE , dar o significado para qualquer coisa, emoção ou pessoa mantendo ou não o padrão de pensamento ou modificando-o hoje.
PAZ PROFUNDA!
Eneide


COMENTÁRIO DO 12.0 EXERCÍCIO POR ENEIDE

A distorção de nossa percepção de tudo que nos cerca é que nos leva a pertubação em nossos pensamentos.

Nós achamos que o mundo é mau e por isso nos perturbamos mas na verdade o mundo é o mundo simplesmente... ele (o mundo) em si, não tem significado... são as pessoas, nós, é que damos um significado a ele... e este significado é DUAL... mas na verdade "O MUNDO EM SÍ É SEM SIGNIFICADO".

O exercício de hoje trás a idéia da dualidade percebida por nós através do cuidado que devemos ter ao realizar tecnicamente correto a tecnica proposta... de dar "igual atenção e tempo" a tudo que vês, não importando o que, pois todos tem o mesmo valor de NÃO SIGNIFICAR NADA.

Quando qualificamos usamos um adjetivo a um objeto, a uma emoção, a uma situação, a uma pessoa.... porque usamos comparações pessoais baseado na dualidade materializada mas lembre-se que " um mundo bom implica em haver também um mundo mau".... porque passa pelo NOSSO JUIZO DE VALOR. E a proposta deste exercício e dos anteriores é justamente NEUTRALIZAR OS NOSSOS PENSAMENTOS.... e uma das ferramentas é sinalizando para a nossa mente que isto não significa nada.

CONCLUSÃO: "Aquilo que é sem significado não é nem bom nem mau."

O aprendizado é COMPREENDERMOS que são OS NOSSOS PENSAMENTOS QUE SÃO SEM SIGNIFICADOS porque é baseado em NOSSO JUIZO DE VALOR, mas que "POR BAIXO DAS TUAS PALAVRAS ESTÁ ESCRITO O VERBO DE DEUS." "A VERDADE TE TRANSTORNA AGORA, MAS QUANDO AS TUAS PALAVRAS TIVEREM SIDO APAGADAS, TU VERAS AS SUAS."
PAZ PROFUNDA!
Eneide


Dúvida, dúvida.........

Ao fazer os exercícios 11 e 12 fiquei muito irritada, acho que não consegui concluir.

Será que devo continuar? Acho que não estou preparada para continuar.

Luz, Paz e Alegria

Fabiani


Muito bem, vamos tudo de novo.
Somos três em um.
E tem um que projeta.
Quando não projeta lá fora, projeta em nosso próprio corpo de pensamentos, que também é lá fora.
Daí turva tudo. E tu jura que existe, mas não existe - tipo Matrix. E se duvidar até se repete, tipo um sonho (Dejavú).
E que daí tu perdoa e convoca (ou evoca) a terceira pessoa: O Espírito Santo.
E... Milagre! Já é outro mundo.
E é mesmo.
Júlio

 

 

©  2004 - Milagres