Alguns Comentários II


Quando projeto estes sentimentos indesejados nas situações e nas pessoas, vem o sentimento de culpa,
que por sua vez gera medo,
resultando num sentimento de agressividade para defender-me "daquele" que penso que vem me castigar...
então, outra vez a projeção,
e o círculo vicioso do ego não para até...
nos darmos conta que temos estes sentimentos,
porque vemos algo que não existe...
aí todo o círculo vicioso se desfaz... então ...
PAZ...
"Não nos deixe cair em tentação.."
para não reiniciar, nunca mais, o círculo irreal do ego, Amén.
Milagres e Luz a todos nós, que somos UM GRANDE AMOR!
Lili

O ego está sempre querendo nos fazer achar difícil, complicado, erudito e muitos outros obstáculos para nos fazer desistir, pois o ego sabe que está nos perdendo ... Siga adiante, mesmo achando haver obstáculos... é nossa tarefa deixar esse obstáculos de lado pois são todos ilusórios... não torne real o que não tem realidade... nós fomos criados para ser de Deus...e só isso! SÓ DEUS BASTA!

Amor, perdão e bem nos levam à paz interior,
inevitavelmente.

Maria

Exercício 5 Eu nunca estou transtornado pela razão que imagino

Comentários

A causa das minhas perturbações interiores estão além das coisas que imagino as provocam. A verdadeira causa das minhas perturbações está no ego e suas ilusões de arbitro e poder. A mente do Ego negativo é perversa, limitada e paranóica e sempre criará sentimentos perturbados que conduzem a dor ao medo ou a culpa.


Irmãos

Procurei e achei
situações em que encontrei constrangimento.
E me dei conta que estou constrangido.

Situações com as quais estava chateado.
E me dei conta que estou com chatice.

Situações que representam transtornos.
E me dei conta que estou transtornado.

Ocasiões que me dão raiva
E me dei conta que estou raivoso.

E outras mais...
E me dei conta que projeto estes sentimentos indesejados nas situações, e nas pessoas.
que espelham minha reflexão, . Reflexão que ao retornar do espelho, me dão a ilusãode que as estou vendo pela primeira vez, e credito tudo as pessoas e situações que refletem os meus próprios sentimentos.
Bênçãos de Luz
Jorge

A razão pela qual imagino estar transtornada, advém sempre com base em experiências passadas.
Como já tive experiência semelhante no passado, a tendência é repetí-la para criar o futuro (nós cremos prá ver e não vemos prá crer). O ego sempre tenta explicar o que foi e o que deve ser, tornando-se senhor do nosso mundo.-
O exercício é bastante complexo, já que estou muito viciada nele, sendo dificil, à princípio, entregar tudo nas mãos de Deus; às vezes consigo entregar algumas coisas, mas muitas vezes, acho lá no fundo, algumas coisas (inúmeras)que quero guardar, como se só eu mesma (ego) pudesse resolver (separada); tenho tentado entregar toda e qualquer decisão, toda e qualquer escolha; render-me literalente à Deus.
Como bem disse a Deise: não queremos mais criar a "nossa" (ego) realidade (irrealidade). Queremos a realidade de Deus e estamos juntos tentando alcançar.
Me ajudem a fortelecer-nos!
Milagres e beijos!
Stela

Acho que vc não deve se preocupar com os pensamentos que vc tem quando faz os exercícios. deixe que eles venham. apenas olhe para eles e saiba que eles não tem significado algum. Eles não tem que ter peso nem medida e nós não vamos conseguir eliminar todo pensamento egoico de uma só vez. Talvez, essa sensação de vazio que vc está sentindo seja o apego demasiado que vc tem pelos eus pensamentos(sentimentos). Então opte pelo Espírito Santo. Ele preencherá esse vazio com a Paz e Luz do Nosso Pai.
Um abração pra vc querida.
Kat

Exercício 4

Esses pensamentos não significam nada. São como as coisas que eu vejo nesse quarto [nessa rua, dessa janela, nesse lugar].

Comentários:

Os pensamentos do ego negativo são limitados à experiência e herança mundana do indivíduo, assim carecem da verdadeira sabedoria. O pior é que eles se estruturam de tal maneira que aparentam convicções e autoridade. Assim, subjugados por eles vivemos na paranóia, no medo ou na culpa.

Ao afirmar quando os pensamentos do ego negativo me invadem tentando determinar a forma de ler a minha vida e o que devo fazer, estou iniciando o processo de desativação de seus poderes no meu ser.

Esta por demais para mim demonstrado tudo o que sofro e faço sofrer devido ao comando dos pensamentos do ego negativo por isso estou disposto a acabar com o poder deles em mim. Com isto não quero dizer de eliminá-los, até pq isso é impossíveis, mas os destituir do poder de determinar o que faço e da interpretação do mundo que eles querem me dar.

“Estes pensamentos não significam nada para mim”, isto hoje é uma realidade. Serviram enquanto eu estava adormecido em relação a minha potencialidade como ser divino e ligado a uma Inteligência Superior que revelará no momento certo os verdadeiros pensamentos.

Que bom que terão mais exercícios apoiando este intento, pq sei o quanto sofro e faço sofrer por esta ditadura incompetente dos pensamentos do Ego negativo.

Assim, pratico com convicção durante um minuto: “Esses pensamentos não significam nada. São como as coisas que eu vejo nesse quarto [nessa rua, dessa janela, nesse lugar].”
Ainda que me surpreendo desde que acordei e olhei o exercício a toda hora repetindo esta afirmação.
Hector


Exercício 1
Qualquer coisa agora não significa nada. Inicio os exercícios do Curso de Milagres me esvaziando de toda projeção. Estou entregue e aberto.
Hector


"Não tentes aplicá-la a tudo o que vês, pois estes exercícios não devem se tornar ritualísticos."

"Cada uma das três primeiras lições não deve ser praticada mais do que duas vezes por dia, de preferência pela manha e à noite. Também não se deve tentar fazê-las por mais de um minuto, aproximadamente, a menos que isso implique em uma sensação de pressa. Uma sensação confortável de lazer é essencial."
Deise


A ficha caiu....
quando li os exercicios não entendi absolutamente n a d a.. mas como o ES é maravilhoso, me mostrou o caminho, de que os acontecimentos, sentimentos como magoas, angustias, todos foram guardados ao longo de minha vida, mas a grande descoberta é saber que posso mudar o foco e ver que o que era importante, agora jã não significa absolutamente .... NADA.
MILAGRES ACONTECEM..
Amor e Luz,
Vera

COMENTÁRIO DE ENEIDE DO EXERCÍCIO N.o 10

Nesta fase do Curso em Milagres, o livro, parte do pressuposto que por não estarmos com a nossa mente treinada, não sabemos ainda distinquir os pensamentos que são observados durante o exercício.... ou seja, ainda não sabemos observar os nossos pensamentos passados/futuros que são pensamentos irreais/ilusórios dos pensamentos reais do presente/agora porque "NÃO TEMOS BASE DE COMPARAÇÃO".

A medida que dsitinguimos os pensamentos passados/futuros lembraremos que eles são ilusões (somente projeções externas de nós) e que por isso não significam nada."A PRESENÇA DESSES PENSAMENTOS SIGNIFICA QUE NÃO ESTÁ PENSANDO." Ou seja, sua mente está em branco e não deixando lugar para o que é real... que são os pensamentos do hoje/do agora. " ISTO É RECONHECER O NADA QUANDO PENSAS QUE VÊS."

Neste exercício vamos tomar consciência que ao observar os nossos pensamentos estes pensamentos são só nossos... "A ENFASE ESTÁ AGORA NA FALTA DE REALIDADE DAQUILO QUE PENSAMOS QUE PENSAMOS."

Conclusão do exercício de hoje: Esse exercício é muito importante porque vai ajuda-lo a compreender e depois te libertar dos modelos de crenças que tenhas hoje. São os nossos modelos de crenças que nos leva ao julgamento que fazemos de tudo que nos cerca e de que sentimos.
PAZ PROFUNDA,
Eneide


YES!!!!!!
è isso mesmo o que senti, principalmente ontem... mas aonteceu algo estranho, eu passei metade do dia voltando ao exercicio 4, acho que precisava entender mesmo que nada tem significado, parece que meu ego queria continuar transtornado e ainda me deixando "com a razão"..... que coisa tão simples, como quando eu usava o exercicio a coisa sumia.... eu mal acreditava.. uma coisa que poderia ter se transformado numa briga virando nada... ainda me deixaram bilhetes de eu te amo e tudo o mais.... milagres!!!:)))
bom dia pra todos vcs
Maria

Gente, e até o que penso que não conheço, na medida em que tenho informações sobre a coisa ou a pessoa, ela já faz parte imediatamente do passado, ou tomo consciência disso... Então estou sempre pre julgando tudo e todos... que paz isto traz. Nem sei mais se minhas canecas quebram. E tudo pode ser, acho que foi a Lucienne quem disse, a renovação total mesmo..
O meu ego muito inchado me faz esquecer do exercicio do dia, as vezes, e voltar a um anterior no mesmo dia.. ou será que é porque preciso? Mas nao vou me transtornar por algo que não existe. EU vejo so o passado nisto também.
Um abraço na Luz, bençãos a todos
Maria

COMENTÁRIOS DO 7.0 EXERCÍCIO DE ENEIDE:

Os modelos de Crenças e juízo de valores estão alicerçados naquilo que você acredita baseado somente no passado. (Baseado em experiências ou aprendizados anteriores)

Assim o passado, tem a ver com um TEMPO JÁ OCORRIDO... em algum momento... ligado a um evento ou relacionamento ou objeto...mas na verdade a única coisa que temos AGORA E QUE PODE SER MODIFICADO É O PRESENTE!

Quando CONTEMPLAMOS um objeto... vários pensamentos começam a ser aflorados em nossa mente... frutos de lembranças passadas... MAS NA MEDIDA QUE VAMOS NEUTRALIZANDO OS VALORES E CRENÇAS sobre o objeto (no caso – mais poderia ser uma situação vivenciada...) ele vai adquirindo NOVA FORMA E CONSEQUENTEMENTE NOVO ENTENDIMENTO.

ASSIM A SUGESTÃO PARA O DIA DE HOJE É QUE RESSIGNIFIQUEMOS O PASSADO... E FAÇAMOS O NOSSO MELHOR HOJE... AGORA... POIS O PASSADO NÃO EXISTE.... SÓ TEMOS O PRESENTE E É SOMENTE NELE QUE TEMOS O NOSSO PODER DE SERMOS CANAIS PURIFICADOS DA MANIFESTAÇÃO DE DEUS (dos seres cósmicos, do Grande Arquiteto, DA LUZ MAIOR...)

PAZ PROFUNDA NA LUZ – VIDA – AMOR!
BOM TRABALHO NOS EXERCÍCIOS DIÁRIOS!
COM CARINHO,
ENEIDE


Renovaçao.
Assim começa o ano para mim.
Os primeiros exercicios nao me apresentaram novidade por serem práticas comuns a meu cotidiano em termos de testes que faço comigo mesma.
No entanto, do exercicio 5 para cá, percebo o despir de mim mesma empurrando-me para um futuro novo em folha, repleto de possibilidades e sem expectativas inuteis.
Minha compreensao a respeito do mim mesma, dos outros ao meu redor e dos objetos do sentir e do julgar, acabam passando sob um rolo compressor em que as ilusoes sao varridas, como lixo que há muito foi esquecido, mas estava ali, entulhando o que eu pensava ser eu mesma.
Quanta fantasia e ilusao desnecessárias...quanta dor aliciada de forma sutil a atrapalhar-me a percepçao.
Junto a isso, a percepçao sobre o humano em cada um. E o conselho interior impulsionando a compreender outros, pois tambem sou cega e, sendo cega, nao percebo os erros que há em mim mesma.
Esses exercicios, entao, começaram a funcionar como gotas cristalinas, num copo turvo de veneno fétido que se amedronta ao poder das gotas serenas...
Vejo-me. E sinto que mais verei.
E serenidade é o que sinto. E desapego é o norte.
E tudo é possivel quando deixamos o espirito fluir e fazer o seu trabalho.
A eu em que me transformo se sente justificada.
Parece-me que outras coisas virao.
Mas ainda é cedo. E Deus está comigo por toda a eternidade, uma eternidade que começa a cada agora ao qual me entrego. Livre. Equlibrada.

Milagres infindos é o que desejo a todos que dividem comigo essa jornada,

Luciene

Malu, engraçado que vc falou exatamente do incenso de rosas e eu tinha alergia :) e fui a um curso de cura prânica e o local estava totalmente tomado pelo incenso, e eu com o nariz escorrendo, pensei, tenho que ir embora. (Já havia pago pelo curso, era bom, mas.. que fazer com aquele cheiro, ou reclamar (ñinguém estava achando ruim) ou ir embora. Foi quando decidi. Vou fazer o curso de qualquer maneira e dane-se a alergia. Fiz, esqueci o cheiro (depois vieram reclamar e eu até rí porque já tinha esquecido do cheiro e nem usei os papeis que peguei para enxugar o nariz.... Meu ego foi vencido, né, ele desistiu suponho.....
Hoje seria um dia de passar triste e chateada porque realmente o ego está me fazendo " ter razão" e ainda tenho as pessoas pedindo desculpas imediatamente.... que coisa.. to indo.. to conseguindo...
abraços
Maria

Fiquei pensando tudo é nada mesmo... mas´que é complicado para os outros entenderem é....Tudo é ilusão, 99 por cento do que tenho não preciso.. e quero tanto mais.. pra que não sei, quer dizer, pro ego...
beijos
Maria

Interessante é a transformação que permitimos que o Espirito Santo faça em nosso coração.
Agradeço a Todos por isso.
Deise


Diferentes pessoas em diferentes situações, dão diferentes significados para o mesmo fato.
Então, para o mesmo fato, diferentes significados.
Diferentes interpretações.
Se todos retirarem o significado que deram ao mesmo fato, somente restará o fato.
"Não obtive o objeto"
Apenas isto.
Mas o ego está sempre colocando significado em tudo porque quer a autoria de tudo.
E sempre perguntando: Qual o significado disto, qual o significado daquilo?
Outro dia na loja onde trabalho onde se ouve muito esta pergunta, uma pessoa perguntou:
Qual o significado deste objeto?
-Significa que eu queria ganhar algum dinheiro.Então comprei este objeto por dez reais e o coloquei a venda por quinze.
Se vender significa que lucrei cinco reais. Se n não vender significa que empatei dez reais.
Apenas isto.
Muitas Bênçãos
Jorge

Bom, a pessoa comprou o objeto.
Não se opôs ao 'significado', ou falta dele.
gostou do objeto e da explicação.
Comentou que realmente colocam nos objetos significados que não tem somente para vender.
Então não precisamos mentir para vender incensos por exemplo.
Basta dizer para que realmente servem e pronto, se perguntarem.
Talvez possamos mudar a pergunta para:
-Para que serve isto?
-Qual a utilidade disto?
Bênçãos de Luz.
Jorge

 

 

©  2004 - Milagres