Capítulo 1- O Significado dos Milagres
II. Revelação, tempo e milagres

4. "Ninguém vem ao Pai senão por mim" não significa
que eu seja de qualquer modo separado ou diferente de
ti exceto no tempo, e o tempo realmente não existe.
A declaração é mais significativa em termos de um eixo
vertical do que horizontal. Tu estás abaixo de mim e eu
estou abaixo de Deus. No processo de "subida", eu estou
mais acima, porque sem mim a distância entre Deus e o
homem seria grande demais para abrangeres. Eu faço a
ponte sobre essa distância como teu irmão mais velho de
um lado e como um Filho de Deus do outro. Minha
devoção aos meus irmãos me pôs a cargo da Filiação, que
eu torno completa porque compartilho. Isso pode parecer
contradizer a declaração "Eu e meu Pai somos um", mas
há dois lados nesta declaração em reconhecimento de
que o Pai é maior.
 
 
Comentários
 

Estamos constantemente temendo a Deus, em Seu poder e em Sua onipresença. Temos a imagem de um pai severo e implacável com nossas faltas; e temos muito medo disto. A sensação de que Ele está nos observando 24 horas por dia nos causa ansiedade quando queremos fazer algo bom, correto. Nos causa impotência e culpa quando percebemos nossos erros. Deus não pode e não é uma fonte de medo; Ele emana Amor e somente Amor.
O livro nos coloca, de forma amorosa e sutil, para centrarmos nossos pensamentos, palavras e ações no melhor exemplo que temos, o Cristo, percebendo que somos iguais a ele e que apenas estamos pouco abaixo no Caminho que leva ao alto da Montanha. O credo corrente que temos cristalizado dentro de nós de "servir a Deus", "pedir perdão a Deus" ou "Deus quis assim" é uma das formas que o ego encontra de nos desviar do Caminho, apontando atalhos para o alto da Montanha. Não existem atalhos neste Caminho: eu tenho que servir meu irmão, pedir perdão ao meu irmão e saber que eu quis assim. O "irmão" é o meu filho, minha filha, meu pai, minha mãe, as pessoas que estão hoje ao meu lado ou que deixaram culpas, ressentimentos ou mágoas dentro de mim.


Compartilhando meu entendimento sobre este parágrafo.
Graças!

O texto bíblico que dá origem à afirmação contida no parágrafo 4 está em João cap.14, vs 6 e 7: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai;"
A afirmação é auto explicativa: o Caminho para a Vida é a Verdade.
A verdade não contempla a ilusão. Sendo assim a Verdade não contempla a separação.
O tempo é a ilusão originada pela separação, sendo assim não pode realmente existir.
O eixo vertical a que se refere o paragrafo poderia talvez, ser proposto com a finalidade de esclarecimento da seguinte maneira: percepção (nós, os filhos que ainda nos vemos como separados) - conhecimento ( O único Filho que reconhece que a separação nunca existiu) - Verdade absoluta ( Deus).
Entendido desta maneira temos que o Conhecimento da Verdade ( O Filho, Jesus) é a ponte que nos une à Verdade ( O Pai).
O texto afirma "Minha devoção aos meus irmãos me pôs a cargo da Filiação, que eu torno completa porque compartilho." enfatizando que nenhuma separação existiu exceto na mente equivocada.
Imaginem a Filiação como um quebra cabeças de 3000 peças. agora imaginem que neste quebra cabeças esteja faltando uma pequena peça, um pequeno pedacinho de azul do céu, por exemplo. Tem-se a ideia do todo mas ainda assim a ausência deste pequeno pedacinho de azul do céu é imediatamente notadas. Se apenas uma das "células" da filiação - eu, você, Jesus ou Judas - pudesse estar separada do todo, não compartilhando o Todo, a Obra estaria incompleta, imperfeita e não há imperfeição na Mente de Deus.
No parágrafo há ainda a afirmativa "Isso pode parecer contradizer a declaração "Eu e meu Pai somos um", mas há dois lados nesta declaração em reconhecimento de que o Pai é maior. "
Aqui parece haver uma referência aos aspectos Imanente e Transcendente de Deus. O primeiro aspecto - Deus Imanente - É Deus em nós, Deus que permeia toda a criação e que torna verdadeira a afirmação "Eu e o Pai somos Um. O segundo aspecto - "Deus Transcendente" - Que está acima de toda a Ordem criada. Em virtude da transcendência pode-se compreender o significado da declaração "O Pai é maior".
"Ele penetra, alenta e sustenta o Universo inteiro com um fragmento de Si Mesmo (como Deus Imanente, ou melhor, na Sua Natureza Imanente, que é aquela que podeis conhecer) e, entretanto, permanece (como Deus Transcendente e Inefável) mais além de toda a manifestação."
 

Ir mãos
Das sete direções do espaço.
Temos o homen no centro.
Os quatro pontos cardeais, que são direções horizontais.
Agora temos em baixo.
E agora temos acima.

Acima é de onde viemos e de onde poucos querem realmente retornar, razão pela qual investimos na horizontalidade.
No plano horizontal estão nossas construções. Nossa casa no campo, na cidade, nosso carro, nossos projetos de investimento.
Enraizados aí pela força gravitacional.
Alguns já compraram sua sepultura, na direção em baixo do solo.

Para guardar os tesouros cavamos fundo no solo, afim de protege-lo bem.

Resta o eixo vertical, no sentido para cima.
Subir, é o movimento de ascensão.
ascensão, é também acender
Acender, é iluminar-se.
Movimento, significa mover a mente.
A mente presa no solo não pode se elevar
Então é preciso um traço vertical cruzando a horizontalidade, num movimento ascensional.
'É o sinal da cruz.'
É o símbolo mais associado a Jesus.
O homem que cruzou a horizontalidade em direção ao céu.
Cortando a linha horizontal da cruz, observamos que o pé, é maior do que o traço acima da linha horizontal.
Porque?
Porque para subirmos, temos que buscar fundo em nossas raízes o desprendimento do solo, do que construímos das raizes que fincamos fundo na terra.
Daí, a citação de que Jesus morreu, desceu, e após três dias ressuscitou.
Daí a idéia de que os infernos estão abaixo da linha horizontal, em regiões abissais e profundas.
Profundamente enraizados naquilo que é o 'não ser'.

Eis a minhacompreensão deste eixo vertical.
Bem sãos
Jorge

A ponte.
O pontífice.
O Pai , e o Filho.

A ponte é necessária porque não conseguimos alcançar em nossa mente a concepção da idéia de Deus.
Se é preciso uma ponte, precisa que seja construída.
Quem constrói ppontes é o Pontífice.
O pontífice é Jesus.
Porque podemos conceber a idéia de Jesus, então vamos até Ele e Ele nos leva até o Pai.
Mas se nem isto conseguimos, se nem até onde esta o Jesus conseguimos alcançar?
Então vamos precisar mais pontífices.
Vamos fazer uma ponte vertical até Jesus.
'O céu est´um palmo acima de vossas cabeças' disse Jesus, e Eu estarei aí esperando por vocês.
Então basta estender as mãos para o alto.
Mas se eu estender as mãos para o alto, vou deixar desprotegidos todos os meus investimentos fincados no solo, na linha do horizonte.
Elevar as mãos é simbólico.
Temos que elevar neste movimento simbólico a mente.

Na unidade do Pai, e do Filho, o Pai surgiu antes.
Ambos são Um, e compartilham da mesma mente.
Compartilham da criação.
O filho pode criar filhos.
Mas o filho não pode criar o Pai.

Bem sãos
Jorge

 

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